Os 8 filmes mais premiados do Oscar

Está chegando perto de mais uma cerimônia do Oscar, a maior premiação de cinema do mundo. Durante o evento são premiados os melhores filmes do último ano, separados em 24 categorias: Melhor filme; Melhor direção; Melhor ator/atriz; Melhor ator/atriz coadjuvante; Roteiro original; Roteiro adaptado; Melhor filme estrangeiro; Melhor animação; Fotografia; Edição; Efeitos visuais; Design de produção; figurino; maquiagem; Edição de som; Mixagem de som; Trilha sonora original; Canção Original; Documentário; Curta-metragem documentário; Curta-metragem e Curta-animação.

Vamos conhecer hoje os 10 filmes que mais foram premiados na história do Oscar.

O senhor dos anéis: O retorno do rei (11 oscars)

A fantástica obra de J. R. R. Tolkien adaptada para live action rendeu uma das maiores produções já feitas na história do cinema e também a mais premiada. Ao todo foram 17 oscars entregues para a trilogia de Peter Jackson, 11 deles para o segundo filme “O Retorno do Rei”, onde foram premiados as categorias: Melhor filme, direção, roteiro adaptado, efeitos visuais, direção de arte, efeitos sonoros, montagem, figurino, som, trilha sonora e canção original.

Titanic (11 oscars)

O romance dirigido por James Cameron sobre o real naufrágio da embarcação RMS Titanic, em 1912, foi um dos filmes mais premiados do Oscar. O longa foi indicado ao 14 categorias, mas levou para casa 11 oscars ao total, sendo eles: Melhor diretor, filme, fotografia, canção original, direção de arte, som, figurino, efeitos especiais, montagem, trilha sonora e efeitos sonoros.

Ben-hur (11 oscars)

Antes de “O senhor dos anéis” e “Titanic” o épico filme de 1959 “Ben-Hur” foi o maior vencedor do Oscar por muito tempo, ao todo foram 11 prêmios, vencendo nas categorias: Melhor filme, diretor, ator, ator coadjuvante, direção de arte, som, trilha sonora, fotografia, efeitos especiais, figurino e montagem.

Amor, sublime amor (10 oscars)

“Amor, sublime amor” é o musical que mais levou estatuetas para casa, o longa de 1961 venceu dez Oscars nas categorias de direção, filme, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, montagem, som, trilha sonora, fotografia a cores, figurino a cores e direção de arte. 

Gigi (9 oscars)

O clássico longa-metragem de 1958 levou nove estatuetas para casa: direção de arte, melhor filme, diretor, montagem, figurino a cores, trilha sonora, roteiro adaptado, fotografia a cores e canção original.

Último imperador (9 oscars)

O filme de 1987 narra a história de Pu Yi, o último imperador da China, que assumiu a posição com apenas três anos de idade. O clássico faturou nove prêmios, entre eles o de melhor filme, diretor, fotografia, som, roteiro adaptado, direção de arte, trilha sonora, figurino e montagem.

O paciente inglês (9 oscars)

O longa de 1996, estrelado por Ralph Fiennes, Juliette Binoche e Willem Dafoe, também faturou nove estatuetas nas categorias de melhor filme, atriz coadjuvante, diretor, fotografia, figurino, direção de arte, montagem, som e trilha sonora.

A um passo da eternidade (8 oscars)

Em 1953 a academia deu oito prêmios ao filmede Fred Zinnemann: fotografia em preto e branco, melhor filme, atriz coadjuvante, diretor, montagem, som e roteiro adaptado. Frank Sinatra venceu o prêmio de ator coadjuvante.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *